Guia Vegano de Portugal – Os melhores lugares vegan-friendly para comer e comprar em Lisboa, Porto e arredores

Esse é o primeiro de muitos guias culinários de viagem que planejo escrever. Comida e viagem são minhas duas maiores paixões e nada melhor do que viajar pelos sabores e apreciar as comidas de um local, né?

Nessa virada de ano (2017/2018) passei 1 mês de férias em Portugal e fui surpreendida pela quantidade de restaurantes e mercados veganos, vegetarianos ou vegan-friendly que encontrei.

Não é que a comida tradicional portuguesa seja muito amigável a veganos – muito pelo contrário, ela é bastante baseada em carnes e peixes, frequentemente acompanhada de batatas e poucos vegetais, e os doces quase todos à base de ovos. Sendo assim, já estava preparada para enfrentar muita dificuldade para comer fora e para levar minhas marmitas para cima e para baixo.

Mas as opções de restaurantes à base de vegetais (ou com boas opções) aumentam a cada dia nas grandes cidades (um fenômeno mundial maravilhoso!), e mesmo as cidades pequenas e mais turísticas já estão mais preparadas para receber os viajantes vegetarianos.

A lista que segue passa longe de ser um guia completo, pois seria impossível visitar todos os lugares, mas inclui as melhores opções que visitei e aprovei. Como passei mais tempo em algumas cidades do que outras (Lisboa em especial), vocês vão encontrar mais sugestões nesses lugares, mas isso não quer dizer que não existam boas opções nas outras cidades.

Caso visitem uma cidade que não esteja no guia, sugiro conferir as opções no Happy Cow (um site/guia bem completo e que costumo consultar quando preciso – recomendação não patrocinada).

Espero que gostem do guia e comentem aqui se também tiverem dicas que não entraram dessa vez 😉

Lisboa

Ao 26 (restaurante | vegano)

Rua Vítor Cordon, 26 – Lisboa

Seg 12h30-15h30 Ter-Sab 12h30-23h

Telefone: +351 96 798 9184 (recomendado fazer reserva)

Provavelmente o restaurante vegano mais disputado de Lisboa e não a toa: a comida é maravilhosa, o ambiente super charmoso, e o menu de almoço com sopa sai a 9 euros, um ótimo custo benefício na minha opinião.

Gostei tanto que fomos duas vezes, as duas para almoçar, então não conhecemos o cardápio de jantar (um pouco mais sofisticado). Todos os pratos que provamos estavam deliciosos, bem apresentados, e tão bem servidos que mal conseguimos terminar de comer. Com certeza vale a visita, mas recomendo reservar, pois está sempre cheio.

Psi (restaurante | ovolactovegetariano)

Alameda Santo António dos Capuchos – Lisboa

Seg-Sab 12h30-15h30/19h30-22h30

Telefone: +351 21 359 0573

Em um ambiente super acolhedor com jardim e parque para crianças, o restaurante conta com um menu extenso e opções para todos os gostos. Os pratos vão dos mais simples aos mais sofisticados, com influência da culinária indiana, tailandesa e italiana. Tem várias opções veganas e algumas sem glúten.

Tem espaço para ir com grupos grandes, o que é raro em Lisboa, então aproveitamos para levar a família inteira <3

The Food Temple (restaurante | vegano)

Beco do Jasmim, 18 – Lisboa

Ter-Dom 19h30-00h

Telefone: +351 21 887 4397

Restaurante apertadinho, mas com clima super charmoso e acolhedor. Só abre para o jantar e fica cheio, então é importante reservar. No verão dizem que as pessoas comem até na escadaria do lado de fora – sem falar que os arredores do bairro da Mouraria são um charme a parte.

Os pratos mudam todo dia, e seguem uma linha bem plantbased, equilibrando diversos vegetais da estação. Acabamos pedindo o menu inteiro para dividir e não nos arrependemos!

My Mother’s Daughters (restaurante | vegano)

Largo de São Sebastião da Pedreira, 49 – Lisboa

Seg-Sex 8h30-19h / Sab-Dom 10h-17h

Em uma ruazinha simpática no bairro de Avenidas Novas, o restaurante recém aberto e familiar (é realmente gerido por uma mãe e suas filhas) já está super badalado. Lá dentro, tudo segue o conceito do espaço: vegano, sustentável e local – da comida às cerâmicas e decoração. Por enquanto só abre para almoço e brunchs nos fins de semana, e serve deliciosos pratos do dia, além de bowls de vegetais, smoothies e outras comidinhas coloridas.

Pedimos um pouquinho de tudo e adoramos! (na foto: torradas unicórnio)

Kitchen Dates (experiência gastronômica – brunch pop-up | vegano)

A melhor experiência gastronômica que tivemos em Lisboa. O casal abre as portas de sua casa para receber 10 convidados para um delicioso brunch vegano, orgânico e artesanal – eles fazem até o próprio pão de fermentação natural.

Estava tudo fantástico e tinham tantas opções que quase não conseguimos comer tudo. Sem contar no clima super acolhedor, e na proposta incrível de receber “estranhos” para compartilharem uma mesa farta de comida e ótimos papos. Não preciso explicar porque amei né?

É preciso reservar com antecedência, através do instagram @kitchendates – as vagas esgotam super rápido!

In Bocca Al Lupo (pizzaria | biológico e vegan friendly)

Rua Manuel Bernardes, 5 – Lisboa

Qua-Seg (fecha as Terças) 19h-11h

Telefone: +351 21 390 0582

Pizzaria orgânica e super charmosa na Praça das Flores. A massa é deliciosa e de fermentação natural, e eles oferecem uma ótima opção de queijo vegano. Além disso, o espaço é super bonito e a carta de vinhos biológicos é incrível. Não é dos mais baratos, mas super compensa a visita em uma noite especial.

Biomercado (mercado | biológico e vegan friendly)

Av. Duque de Ávila 141B – Lisboa

Seg-Dom 9h-20h

Telefone: +351 967 858 091

Mercado orgânico, com ótimas opções veganas semi-prontas, além de boa variedade de frutas, vegetais e grãos a granel.

Miosótis (mercado e cafeteria | biológico e vegan friendly)

Latino Coelho 89A – Lisboa

Seg-Sáb 9h-21h

Telefone: +351 21 314 7841

O mercado orgânico mais antigo da cidade, tem uma certa rusticidade que ganhou meu coração. Oferece uma grande variedade de vegetais e frutas locais, além de uma boa seleção de grãos e oleaginosas e até produtos de limpeza a granel. Vale a visita nem que seja apenas para conhecer!

Nos fundos, há uma cafeteria orgânica, que serve comida do dia saborosa e tem sempre uma opção vegana.

Sapato Verde (loja de sapatos, roupas e outros artigos veganos) + Café Dona Flor (vegano)

Chagas 33 – Lisboa

Seg-Sáb 10h-19h

Telefone: +351 924 216 519

A primeira loja completamente vegana da cidade, com ótimas marcas de roupas e acessórios, em especial de calçados. No fundo da loja, há também um mercado vegano e o café Dona Flor, com ótimas opções de lanches e bebidas para dar uma refrescada.

Batemos um super papo com a dona do café (que por acaso é brasileira) e nos convidou para conhecer o restaurante de mesmo nome em Cascais. Infelizmente não tivemos tempo de voltar lá, mas levando em consideração a qualidade dos lanches em Lisboa, deve ser uma ótima pedida.

Maria Granel (loja à granel)

José Duro 22 – Lisboa

Seg-Sáb 10h-19h

Telefone: +351 21 135 1896

O lugar dos sonhos de quem pensa em produzir menos lixo. Vende TUDO a granel e tem produtos de ótima qualidade, quase sempre orgânicos e locais. Você pode levar seus próprios vidrinhos e saquinhos para reutilizar e é você mesmo que pesa suas coisas. Também tem uma ótima seleção de produtos sustentáveis, como lancheiras de inox, escovas de bambu, canudos de vidro, etc.

Eu fiquei louca com a seleção de chás e temperos, e só não sai comprando tudo porque não ia caber na mala =P

Cascais

House of Wonders    (restaurante – ovolactovegetariano)

Largo da Misericórdia, 53 – Cascais

Seg-Dom 10h-23h

Telefone: +351 91 170 2428

Ambiente super descolado, com um terraço no terceiro andar e linda vista. Tivemos o privilégio de ver o pôr-do-sol de lá e recomendo! Eles servem dois pratos do dia, que podem ser pedidos em versão vegana, além de lanches, sucos e sobremesas – incluindo opções crudívoras, sem glúten e sem açúcar. Comida simples, saborosa e colorida, e um ótimo atendimento!

Evora

Salsa Verde  (restaurante – ovolactovegetariano)

Rua do Raimundo, 93A – Evora

Seg-Sab 11h30-15h30 / Seg-Sex 18h-21h30

Telefone: +351 26 674 3210

Restaurante à quilo com buffet super completo, quase todo vegano e preço acessível. Eu costumo ter preconceito com comida de buffet e o lugar realmente me surpreendeu. Tudo fresco e muito bem temperado, em um ambiente relaxado e agradável.

Ericeira

BeU Biomarket (mercado natural)

Manuel Ortigão Burnay 1 – Ericeira

Seg-Sab 9h-20h / Dom 10h30-20h

Telefone: +351 261 861 987

Brincando com o Marcelo, disse que esse mercado tinha o suficiente para eu poder morar em Ericeira. Uma pequena sessão de frutas e hortaliças locais e orgânicas, grãos e sementes a granel, além de uma linda seleção de chás orgânicos e outros produtos naturais. Também tem aulas de yoga e meditação no fundo da loja, mas como fomos em época de férias não conseguimos experimentar.

Green is Good (bistrô – vegan friendly)

Tv. Misericórdia 16 – Ericeira

Dom-Qui 9h-18h30 / Sex-Sab 9h-23h

Telefone: +351 261 145 324

Um pequeno bistrô natural, de comida de verdade, com clima super agradável. Apesar de não ser vegetariano, oferecia boas opções veganas, e gostamos tanto que voltamos duas vezes!

Eles tem brunch aos fins de semana (super recomendo!) com ótimas opções de sucos, leites vegetais, chás, e comidas deliciosas. À noite também servem ótimos vinhos biológicos e o atendimento é super caloroso. Preciso dizer que amei?

Sintra

Ekvilibro (loja e lanchonete – vegan friendly)

Rua Dr. Alfredo da Costa, 60-66 – Sintra

Seg-Sex 10h-19h / Sab 10h-13h

Telefone: +351 934 070 108

Lojinha, espaço de yoga, terapias e lanchonete, com opções veganas. Comemos um menu do dia, simples, mas gostoso. Bem no centro de Sintra, perto da estação de trem, pra quem não quiser andar muito.

São João da Madeira

Aconchego do Quintal (bistrô – vegan friendly)

Av. do Vale 617 – São João da Madeira

Seg-Sab 9h-19h

Telefone: +351 256 888 064

Pequeno bistrô com lojinha de produtos naturais, da minha amiga Francisca e sua mãe, onde tive o prazer de realizar um jantar super especial. Elas também servem brunch nos fins de semana, e tem sempre alguma opção vegan no menu. O restaurante é abastecido pela própria horta delas e de produtores orgânicos locais, o cuidado com todos os detalhes é impecável.

Vale a visita para quem estiver pelos arredores do Porto (fica a uma meia hora de carro)!

Vale do Douro

Quinta do Portal (vinhedo c/ hospedagem e jantar sob demanda)

EN 323 Celeirós – Sabrosa

Tel: + 351 96 812 0127/ 25 993 7000

Dormimos nesta quinta depois de nosso passeio pelas margens do Douro, onde pudemos degustar alguns de seus vinhos e portos premiados. O prédio onde armazenam os vinhos também já ganhou prêmios de arquitetura e sustentabilidade, e já vale a visita ao local.

Mas o gostoso mesmo foi poder passar a noite em sua aconchegante hospedagem, Casa das Pipas, onde o chef residente preparou um jantar vegano de 5 pratos, harmonizado com vinhos, especial para nós. Se você avisar na reserva, como fizemos, que deseja o jantar sem derivados animais, vai se surpreender com a criatividade e cuidado do chef.

Porto

Black Mamba (lanchonete / vegana)

Rua dos Mártires da Liberdade 130

Ter-Qui 13h-21h / Sex-Sab 13h-22h

Uma mistura de loja de discos e lanchonete vegana, serve vários sabores de hambúrgueres e algumas cervejas artesanais. Ambiente descolado, perfeito para um almoço, lanche ou jantar casual.

daTerra (restaurante self-service / ovolactovegetariano)

da Terra Matosinhos: Rua Afonso Cordeiro, 71 – Porto (+351 229 370 853)

daTerra Baixa: Rua Mouzinho da Silveira, 249 – Porto (+351 223 199 257)

daTerra Bom Sucesso: Mercado Bom Sucesso – Porto (+351 220 131 812)

Horários: consultar cada sede

Buffet saudável e bem diverso, praticamente vegano (só vi um ou outro prato com ovos). Tem várias franquias espalhadas pela cidade e tivemos a oportunidade de visitar algumas e ficamos super satisfeitos. Os pratos são leves, bem saborosos e variam todos os dias. Uma ótima parada para um almoço rápido e saudável.

Em Carne Viva (restaurante / vegano)

Av. da Boavista 868 – Porto

Seg-Sáb 12h-15h / 19h30-22h (até as 23h sex e sáb)

Telefone: +351 932 352 722

Alta gastronomia vegana a um preço bem justo (é um pouco mais caro que os demais da lista, mas vale cada centavo). Eles fazem diversos pratos tradicionais portugueses em versões veganas e as apresentações são lindas. Imperdível!

Braga

Hibiscus (restaurante / vegano)

Largo de São Francisco 32 – Braga

Dom-Qui 12h-15h / Sex-Sáb 19h30-22h

Telefone: +351 253 254 137

Um buffet de almoço com comida caseira super saborosa. Eu que costumo ter um certo receio com comida self-service, me impressionei com o buffet do Hibiscus. Ao invés de oferecer milhares de opções, eles oferecem poucos pratos deliciosos, e você pode se servir à vontade. A casa fica num cantinho super reservado, mas perto o suficiente dos principais pontos turísticos para ir andando.

Se inscreva na nossa newsletter

Escreva seu e-mail para se inscrever,